A Crunchyroll, serviço de streaming focado em animes, revelou hoje uma redução nos preços de suas assinaturas. Essa novidade não se trata de uma estratégia adotada apenas na versão do Brasil, mas de vários outros países.
A partir de agora serão os mesmo dois planos que já ofertavam antes, mas com novos valores. Os dois planos possuem acesso a todo o catálogo da Crunchyroll, sem anúncios e acesso a novos episódios uma hora após a exibição no Japão. As diferenças principais estão que o plano Fan pode ser assistido em apenas uma tela, enquanto o Mega Fan em quatro ao mesmo tempo; o plano Fan só pode ser assistido online, já o Mega Fan permite baixar episódios para ver offline.
O plano Fan terá o valor de R$14,90 por mês, anteriormente R$25,00. Enquanto o plano Mega Fan será R$19,90 por mês, que antes era R$32,00.
Apenas o plano Fan possui uma versão trimestral, ela fica por R$42,99, que antes custava R$70,00.
Ambos os planos possuem versão anual. O Fan custa R$149,99, antes custava R$215,00. Já o Mega Fan fica atualmente R$199,99, anteriormente ficava R$315,00.
A Crunchyroll começou a incorporar o catálogo da Funimation em março. Isso pois a Sony, que já era dona da Funimation, comprou a Crunchyroll. Internacionalmente a Crunchyroll possui um nome e uma marca mais forte, inclusive aqui no Brasil, já que levou anos até o lançamento da Funimation por aqui, enquanto a Crunchyroll está aqui há anos.
Desde essa junção do catálogo de ambas os serviços de streaming em um só a Crunchyroll começou a apresentar algumas mudanças, como por exemplo: antes todos os animes eram possíveis de se assistir gratuitamente na opção legendada, sendo restrito apenas as opções dubladas, depois passou a ter algumas animações exclusivas pra assinantes mesmo legendadas.
Era de se esperar que fosse haver alguma mudança no preço dos planos já que assinando eles separadamente daria um valor bem alto e agora que os dois se uniram imaginava-se, pelo menos eu pensei, que fosse aumentar o preço. Ter abaixado foi uma bela de uma surpresa.
Só pegou de surpresa quem em março assinou o plano anual achando que iriam aumentar o valor posteriormente. Isso é realmente uma pena.
Entre algumas das estratégias que ainda faltam adotar estão: criação de perfis, já que se pode assistir quatro tela ao mesmo tempo, mas todas em um único perfil; e aplicativos para smart tvs, poucas possuem a Crunchyroll.
Creio que com a expansão do serviço de streaming e o investimento e dedicação que a Sony tem mostrado nos últimos tempos em breve a plataforma cresça bem mais, mesmo sendo bem nichada.