Pra quem me conhece há muito tempo sabe que eu sou brony de carteirinha. Hoje vou comentar o que eu achei do primeiro especial de My Little Pony na Netflix desde o filme Nova Geração.
O filme foi um começo promissor, um belo pontapé inicial. O que de certa forma foi até uma desvantagem, pois fica muito difícil pro especial conseguir se equiparar ao filme. O filme, se não me engano, a princípio tinha sido elaborado pra estrear nos cinemas, mas com a pandemia se tornou totalmente inviável. Mas com a parceria fechada com a Netflix se tornou possível concluir o filme e lançá-lo dentro do prazo.
O filme foi feito em CGI e teve um grande capricho, tanto nos planos e movimentações, como no próprio design dos personagens. Dá pra notar a diferença entre o aspecto dos pôneis no filme comparado com o do especial. Além das cores do especial estarem saturadíssimas, a pelagem tá diferente. A crina dos personagens tá um pouco diferente, a da Izzy tá bem menor. E os pelos que cobrem o corpo estão menos perceptíveis.
Apesar disso o aspecto visual do filme ainda é agradável, dá uma ótima sensação de se assistir mais daqueles personagens, afinal não é uma mudança brusca como a da série do youtube Conte Sua História.
A história dá continuidade ao que foi iniciado lá no filme e inclusive tem relação com a cena dos pequenos pôneis e a pegada mágica no final.
Por enquanto eu vou fazer o texto sem spoilers, mas no final pretendo falar alguns pontos específicos da trama.
O personagem principal nesse especial é a Zipp, o que é bem diferente do que eu esperava, imaginei que fosse focar na Sunny já que ela foi a protagonista no primeiro. Mas mesmo assim todos os mane 5 têm sua presença própria.
A trama é rápida, até porque imagino que esses especiais em CGI sejam custosos e por isso precisam ir rápido. Mesmo assim, entrega um começo, meio e fim plausíveis, além de deixar bons ganchos para serem explorados mais adiante.
Falando das músicas, não achei nada muito memorável, sinceramente eu acho que o Daniel Ingram, que compunha as músicas de A Amizade é Mágica era melhor. Mas assim, não é péssimo.
Aparentemente haverá outros especiais que farão parte de Deixe Sua Marca, já que esse colocaram como capítulo 1 na Netflix. Talvez a série que anunciaram para a Netflix seja essa e esse foi só a primeira parte em um especial de 45 minutos e os próximos serão episódios de 22 minutos.
Há muitos mistérios sobre esses cristais da união. No final a Zipp levanta todos esses questionamentos. Espero que o fato dela ter se perguntado sobre eles signifique que pretendem explicar logo sua existência. Acho que o espaço de história faltante entre o fim da geração anterior e o início dessa tá me deixando curioso e ansioso demais.
Há muito o que explorar. A magia dos pôneis terrestres é o principal. O Hitch falar com os animais é algo até bem simples, já tínhamos visto com a Fluttershy, mas agora a Posey fazendo brotar flores de repente é algo bem diferente.
Pelo que deu a entender as magias dos pôneis terrestres terão algo a ver com suas personalidades. Ainda não entendi muito bem a questão do Hitch e os animais, já que ele é o xerife e a cutie mark dele tem a ver com isso. Mesmo assim ele tem uma ótima relação com os animais, na verdade parece mais que eles o escolheram. Eu acredito que tenha alguma coisa a ver com seu proteção talvez, o que o aproxima dos animais. Afinal foi graças à sua vontade de cuidar que ele salvou o ovo de dragão.
Aliás, de onde surgiu esse ovo de dragão? Essa resposta acho que talvez demore um pouco mais para sabermos. Hitch não entende o que ele fala, mas acho que tenha a ver com o fato dele ser um filhote e fale nada com nada. Talvez quando ele aprender a falar ele fale a mesma língua dos pôneis.
Gosto da ideia da Sunny poder usar seus poderes de alicórnio em momentos específicos em vez de ser alicórnio permanentemente. Só falta a lógica pra controlar.
O que eu achei estranho foi o vazio que se abriu, assim como as patas grudadas no chão. Espero que tenha uma explicação coesa para isso. Parece que deve ter alguma coisa a ver com a personagem que a aparece no final. Parece ser alguma vilã pônei.
Mal posso esperar pela série completa dessa geração.